segunda-feira, 22 de março de 2010

A razão

Me tornando alguém que em alguns meses atrás eu nunca permitiria tomar conta do meu ser. Nunca pensei em lutar contra algo que está dentro de mim, que vive, se apega e sente dor. Daquilo que me resta, faço-me humanamente completa, com a arrogância, mágoa e frieza. Não adianta tentar por NADA e me lamentar aqui.


"Quando se está envolvido em uma determinada questão falta a noção do que é real e do que é imaginário, sem essa clarividência escolhe-se o lado errado, porque momentaneamente este parece certo, e mais tarde o arrependimento de nada adiantará. Há necessidade de conhecer a trama da natureza para que as escolhas possam ser feitas de forma a não causar dor futura. Mesmo que no momento da opção haja a sensação de perda, as leis do universo se encarregarão de pôr as coisas no lugar. Pior do que perder algo ou alguém é saber que se podia ter evitado um viver desagradável; isto, sim, é muito difícil de suportar."

Dizia Obi-wan ao jovem Skywalker:
''Vá além do que seus olhos mostram''.


Esse seria o processo dialético, a saída do mundo sensível. Assim o Jedi como o filósofo busca o mundo inteligível.

Um outro traço interessante é abstração de sentimentos carnais por partes dos jedis. A tentação desses desejos podem acabar com a harmonia da força, desviando o caminho, levando ao lado sombrio.

Sócrates e Platão também defendiam a falta de apego as tentações carnais, Sócrates em sua morte clama que seus díscipulos não chorem sua morte. É um processo natural, a morte sempre chega.

Uso esta analogia ao jedi Anakin Skywalker. Este tinha a ambição de ter o poder de cura (muito raro aos jedis), com isso salvar sua amada Padmé da morte. Percebemos uma mescla de sentimentos aqui:
Ambição, medo e amor. Todos sentimentos carnais que atrapalham a harmonia da força, desviando o seu caminho para o lado sombrio. Desta forma Anakin se torna Darth Vader, o maior vilão da galáxia. Toda esta história foi só para dizer que os filósofos gregos defendiam que os apegos carnais afastam o homem da verdade absoluta, o mundo inteligível.

Por: http://www.arazao.net/o-lado-sombrio.html
Por: http://filosofiabarataeetc.blogspot.com/2009/10/sobre-star-wars-e-filosofia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário